Arte urbana colore mural externo do Conjunto Nacional - Gurulino

Arte urbana colore mural externo do Conjunto Nacional

Arte urbana colore mural externo do Conjunto Nacional

O Conjunto Nacional comemorou 46 anos na última terça-feira, 21 de novembro, e vai presentear Brasília colorindo parte de sua fachada. O mural externo sul, voltado para a Rodoviária, ganhará cores vibrantes e grafismos da arte urbana. O shopping, que é o primeiro da Capital e tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, vai homenagear a cidade com seus ícones clássicos e mais representativos. Para ficar ainda mais com a cara de Brasília, o autor será o artista plástico e ilustrador brasiliense Pedro Sangeon, criador do personagem Gurulino, um ser carismático de três olhos que estampa dezenas de espaços da capital com frases reflexivas.

Estão presentes na arte do mural monumentos como a Praça dos Cristais, a escultura de Juscelino Kubitschek (Memorial JK), Museu Nacional, a escultura Os Dois Candangos e a Catedral. O famoso personagem Gurulino não poderia faltar e também fará parte do painel.

 

 

 Para criar a arte do mural, me inspirei na história da própria cidade e suas características mais originais, como o espetáculo diário das cores do pôr do sol brasiliense, o céu noturno em dia de lua, igualmente belo, os ipês, a beleza do desenho de vários dos monumentos e a presença de símbolos contemporâneos, como o Gurulino, que faz parte dessa atual efervescência artística que Brasília vem consolidando, para se reinventar e definir sua própria cultura e costumes”,

disse Sangeon.

Gurulino, por Pedro Sangeon

 

Post A Comment

YOUR CAPTCHA HERE